As redes sociais do vereador Fernando Carneiro pautam a imprensa sobre a atuação da Câmara Municipal de Belém. Isto ocorre porque Fernando é uma das principais vozes a denunciar as recorrentes faltas de quórum, ausência de projetos relevantes na pauta e a subserviência da casa legislativa aos desmandos do prefeito Zenaldo Coutinho. Por ser uma das vozes mais ativas da oposição, e pela crítica sempre qualificada apresentada nas denúncias, Fernando é um dos vereadores procurados pela imprensa, seja para entrevista, seja para coletar informações disponibilizadas nas redes do mandato.
Obviamente, tal postura não interessa a quem historicamente se aproveita da falta de transparência para maquiar o descaso com a coisa pública. Um dos exemplos mais emblemáticos disso ocorreu no dia 04/08, quando o presidente da casa, Mauro Freitas, reclamou na tribuna de um pedido de nota feito pela produção do programa Bom Dia Pará, da TV Liberal, no início daquela manhã, a respeito da falta de projetos na pauta da casa no dia anterior. Ao invés de aceitar que é imoral uma casa legislativa com apenas três sessões semanais ainda encerrarem os trabalhos por falta de quórum ou de projetos em pauta, o vereador da base do prefeito preferiu atacar a suposta denúncia deste fato.
“O presidente da casa disse que eu teria ligado pra TV Liberal às 5 da manhã pra dizer que não tinha projeto na pauta. Nunca liguei. Quando ontem essa casa encerrou a sessão por falta de projetos na pauta, eu gravei um vídeo fazendo essa denúncia com meu nome, na minha rede social, às 11 da manhã”, argumentou Fernando na tribuna. A assessoria de comunicação do mandato apurou e confirmou que a produção do programa jornalístico assistiu ao referido vídeo e colocou na pauta do programa do dia posterior esta denúncia. Isto ocorre porque tanto as redes quanto a figura do vereador do PSOL têm credibilidade.
Além das denúncias diárias da morosidade da casa em debater assuntos e aprovar projetos importantes para o povo de Belém, o mandato disponibiliza um resumo semanal do que acontece de mais importante ou deixa de acontecer na Casa, não só informando o que houve, como explicando processos burocráticos ou como acessar direitos adquiridos. “Essa iniciativa é superimportante, Fernando. São informações necessárias. Parabéns!”, comentou Fabio Carmo numa dessas postagens, através do Facebook.
Comments