top of page
Buscar

Fernando Carneiro concede honrarias a defensoras e defensores de direitos humanos


Emoção, empoderamento, reconhecimento, motivação para seguir na luta foram alguns dos elementos presentes na sessão especial realizada na última quinta, 25, na Câmara Municipal de Belém, com entrega de prêmios e honrarias a personalidades de destaque em diversas áreas, como atuação na periferia, na luta por direitos das mulheres, direito à saúde, etc. Uma comovente e contundente celebração em homenagem a 28 pessoas e organizações que atuam diariamente na promoção e defesa dos direitos humanos.

“Esse é um reconhecimento singelo, mas importante que a Câmara Municipal de Belém faz ao trabalho de vocês, à militância de vocês, ao empenho e à resistência de vocês. A luta de vocês nos inspira aqui. A luta que vocês travam nas suas frentes oxigena a nossa luta aqui dentro, que nem sempre é fácil. Então, essa é uma sessão de agradecimento ao trabalho que vocês têm desempenhado no seu cotidiano, pra que vocês sigam nessa luta”, exaltou o vereador Fernando Carneiro, durante pronunciamento.

Cristina Lourenço, vice-presidente da OAB/PA, também falou sobre a importância de reconhecer pessoas que dedicam esforços em prol de quem esteja em algum tipo de condição vulnerável. “Reconhecer o trabalho de pessoas que dedicam o seu tempo, sua vidam sua história para que vida de outras pessoas, para que histórias de outras pessoas, para que histórias de nosso estado, para que histórias de nosso país possam efetivamente serem melhores, merece todo nosso reconhecimento”, argumentou.

“Os homenageados têm um perfil. Me parece que os homenageados são, nas suas várias áreas de atuação, lutadores pelos direitos humanos, e eu acho que é isso que nós temos que marcar, a necessidade de lutar pelos direitos humanos, a necessidade de demarcar a importância de defender o estado democrático de direito, e cada um na sua área faz isso”, ponderou a professora Edilza Fontes, que foi homenageada com o diploma Edson Luís, em reconhecimento à sua histórica construção do movimento estudantil no Pará e no Brasil, em plena ditadura militar, no início da década de 80 do último século.

Carlos Gouvea e família, no momento em que ele recebeu o título de Mérito Comunitário

Outro homenageado da noite, Carlos Gouvea, recebeu o título de “Mérito Comunitário” por sua atuação na Cabanagem e na área da comunicação popular. Ele falou sobre a importância da conexão entre diversas frentes para superar os desafios da conjuntura, e agradeceu a parceria com o mandato. “Queremos agradecer o mandato do Fernando, porque toda vez que a gente chama, o mandato está de portas abertas pra gente. A gente tem um quadro na nossa página (Estadão expresso na periferia), chamado foco na câmara, onde o Fernando foi o primeiro vereador a dizer sim pra gente pra prestar contas do seu mandato pra periferia”, agradeceu.

Um dos momentos mais emocionante da sessão, entre tantos, foi o discurso de Ligia Lopes que, ao lado do filho, Davi Neto, contou como uma das homenageadas da noite, a geneticista do hospital Bettina Ferro, Isabel Cristina de Souza, transformou a vida dela e de diversas famílias através do projeto “Caminhar”, que atende casos de doenças raras. Davi Neto é portador da Síndrome de Síndrome de Wilians, e se hoje está vivo e acompanhando a mãe por todos os municípios do Pará para defender a causa do diagnóstico precoce das doenças raras pelo SUS, é graças ao trabalho eficiente da premiada com a comenda e diploma Gaspar Viana.



LISTA DE PREMIADAS E PREMIADOS

Confira abaixo a lista completa de premiadas e premiados:

Instituto Imazon – Diploma Amazônia Verde

Natasha Vasconcelos – Diploma Maria da Penha

Afrânio de Azevedo Andrade – Título Honorífico de Cidadão de Belém

Bianca Conde Leão – Título Repórter Padrão

Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPA – Medalha de Direitos Humanos Jaime Teixeira

Pelé do Manifesto – Diploma Zumbi dos Palmares

Edilza Fontes – Diploma Edson Luís

João Januário Furtado Guedes – Medalha ao Mérito Cultural e Patrimônio de Belém

Andrea da Silva Miranda – Diploma Amigos da Síndrome de Down

Janaína do Socorro Costa da Silva – Diploma Serzedêlo Corrêa

Flávia Domingues Gomes - Título Honorífico de Honra ao Mérito

Sabrina Pinheiro de Moraes Barbosa - Título Honorífico de Honra ao Mérito

Tarso Sarraf – Medalha Isaac Soares

Eneida de Moraes (in Memoriam) – Medalha Condecorativa Cordolina Fontelles de Lima

Thompson Alverto Chaves (in Memoriam) – Título Honorífico de Honra ao Mérito

Walter Ricardo Cercal – Título Honorífico de Cidadão de Belém

Isabel Cristina Neves de Souza – Comenda e Diploma Gaspar Viana

Luiz Carlos Santana da Silva – Comenda e Diploma Gaspar Viana

Max Ney do Rosário Cabral – Título Honorífico de Cidadão de Belém

Sinderval de Catro Tavares Bittercourt – Título de Honra ao Mérito

Carlos Gouvea – Título de Mérito Comunitário

Wellington Luiz da Silva Frazão – Título de Mérito Comunitário

Fabiano Villela dos Santos – Título Honorífico de Cidadão de Belém

0 comentário

留言


bottom of page