Na noite de ontem, 18, correntes internas do PSOL realizaram o lançamento da pré-candidatura de Fernando Carneiro ao governo do Pará, no hotel Ipê, no bairro de São Brás. Vereador de Belém, Fernando já foi o candidato do partido ao mesmo cargo em 2010 e 2018. O evento foi organizado pela Ação Popular Socialista (APS), grupo político do vereador, mas também pelo Movimento Esquerda Socialista (MÊS), corrente da deputada federal Vivi Reis; pela Resistência, corrente da Bancada Mulheres Amazônidas, uma chapa coletiva que recentemente assumiu mais um mandato do PSOL na Câmara Municipal de Belém e pela Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST).
Estiveram presentes a deputada federal Vivi Reis e representantes de movimentos sociais e lideranças políticas de diversos municípios, como Ananindeua, Benevides, Marituba, Castanhal e Santarém. O PSOL ainda não definiu suas pré-candidaturas para as eleições de 2022, mas o debate interno já começou. “Eu fui fundador desse partido, milito nele há dezessete anos e desde 2006 apresentamos um programa político alternativo no Pará, em todas as eleições. Nossos militantes estão autorizados a colocar seus nomes à disposição do PSOL pra fazer essa disputa, o meu está novamente como fiz em 2010 e 2018”, disse Carneiro.
Em 2018 Fernando Carneiro foi candidato a governador e o terceiro mais votado em Belém, Ananindeua e Castanhal com mais de 170 mil votos, ficando à frente do candidato do PT. É conhecido pelo bom desempenho em debates, por ter sido oposição contundente na época de Zenaldo e atualmente é líder da bancada do PSOL na CMB, mesmo partido do prefeito Edmilson Rodrigues.
Comments