top of page
Buscar

Vereador de todas as lutas



“Meu voto é do Fernando Carneiro”, já declara a profissional de Recursos Humanos, Naiá Rodrigues, ao ser perguntada em quem votará para vereador nas eleições municipais de Belém, em 2024. Segundo ela, desde o primeiro dos três mandatos, ele foi o melhor vereador da cidade, não apenas por fiscalizar e cobrar o executivo em defesa do povo, seja quando fora oposição ou mesmo na base governista, mas não só por isso. “Se tem uma luta de movimento social, de um sindicato, de um centro comunitário, lá está Fernando apoiando a nossa gente”, reconhece.

Além de ser “O vereador de todas as lutas”, Carneiro também é um parlamentar comprometido em aprovar leis que favorecem setores da sociedade que são estruturalmente oprimidos. Até hoje, foram 33 leis sancionadas, entre elas, a Lei do Nome Social (Lei 9.199, de 28 de janeiro de 2016), que beneficia pessoas trans, inclusão de dias de luta LGBTQIA+ no calendário oficial de Belém  (Lei 9.270, de  04 de abril de 2017), Lei que proíbe violência obstétrica  (Lei 9.714 de 6 de dezembro de 2021), entre outras, que comprovam o quanto Fernando, mesmo sendo homem cis e branco, é porta-voz das lutas das populações mais excluídas da nossa sociedade. (Conheça mais leis aprovadas pelo vereador AQUI).



“Na verdade, eu sou militante desde quando era jovem estudante da UFPA. Cheguei a ser preso pela Ditadura, e encaro o mandato como oportunidade de não só aprender com as diversas lutas que fazem parte do nosso tempo, mas também costurar vitórias concretas dessas populações numa Câmara que tem, em sua maioria, homens brancos e conservadores", explica Fernando. Essa capacidade de costurar acordos sem abrir mão de princípios, que sempre nortearam a militância do vereador, é um dos motivos pelos quais diversos coletivos, seja da luta antimanicomial, da cultura, de esporte amador, de mulheres, de pessoas LGBTQIA+, de estudantes, de religiões de matrizes africanas, entre outros, construam voluntariamente a campanha até a vitória.

0 comentário

Comentarios


bottom of page